Rematar pontas pendentes. Episódio 1* [série terminável]
Entrevista a Desmond Morris (DM), a propósito do seu ‘novo’ livro "La Mujer Desnuda", por Mikel López Iturriaga (MLI). In Marie Claire, España, Octubre 2005 (€4,50; £4.80), pp. 90-91. Copiado 'a mao na livraria Borders e traduzido no momento por Maria_das_Flores (MdF).
Mdf: Eu poderia comecar por dizer que o DM tem uma grande fixacao pelo nu: The Naked Ape, The Naked Eye, The Naked Woman, The Naked Surrealism...OK, OK, já percebemos! 'Naked' is your middle name, DM, nao é?
MLI: A motivacao básica da evolucao da mulher é o sexo?
DM: Sim, toda a espécie com sucesso deve sentir atraccao sexual para poder produzir filhos. Uma das espécies com menos sucesso sao os ursos panda. Nao lhes interessa nada formar casais; sao os animais menos sexys do mundo. Um fracasso evolutivo.
MdF: 'tá bem que a pergunta é idiota (motivacao básica??), mas a resposta a uma pergunta idiota nao tem obrigatoriamente de o ser também. O sexo é evolutivamente importante para qualquer espécie sexuada. A meiose é um must para esta malta, mas nao para bichezas como a assexuada amiba, por exemplo. Também nao me parece correcto dizer-se que os pandas sao os animais menos sexys no mundo. Comparar, por exemplo, pandas a Desmonds Morrises.
MLI: Qual é a novidade evolutiva mais importante na mulher?
DM: A capacidade de ter orgasmos. No resto dos primatas, os machos tem clímax, mas as femeas nao. Pelo contrário, a mulher é igual ao homem nisto. A sexualidade nao é apenas um jogo que as pessoas praticam numa sociedade lasciva, é a nossa tendencia evolutiva fundamental. Por isso a mulher tem um corpo tao extraordinário.
MdF: Por isso?
MLI: Como se desenvolveu essa capacidade para o prazer?
DM: Na nossa pré-história houve uma especializacao: os homens cacavam (cedilha) e as mulheres ocupavam-se dos filhos e da comida. Os gatos tem uma ninhada, criam-na e vao-se embora, mas o ser humano tem um filho, depois outro e outro, e enquanto está a criar o último, ocupa-se do primeiro. A mulher necessitava de mais ajuda do macho para fazer frente a essa carga, por isso era importante desenvolver fortes lacos emocionais, muito mais poderosos do que o sexo ocasional dos macacos. A transformacao de ‘ter sexo’ para ‘fazer amor’ foi crucial para o exito da nossa espécie.
MdF: Este senhor é um optimista, por um lado. Entao nao há primatas humanos que nunca amaram? (eu sei que ele esta a falar de espécies e nao de individuos, mas também quero fazer comentários pop como o DM). Por outro, sabe lá ele se nao há outros primatas que amam .
MLI: Como interpreta a maior tolerancia actual em relacao ‘a homossexualidade?
DM: A homossexualidade existiu sempre; a diferenca é que agora se tolera. Falando como biólogo, significa mais elementos nao reprodutivos na sociedade. Esta maior tolerancia tem a ver com o facto de haver excesso de populacao. Inconscientemente reconhecemos que é bom que haja elementos nao reprodutivos.
MdF: 'Inconscientemente reconhecemos'? Gostava de saber a metodologia que DM utilizou na sua investigacao para provar a correlacao entre tolerancia 'a homossexualidade e excesso de populacao. Poderia relembrar também que há homossexuais que procriam, mas, adiante. Nao sou grande costureira (só botoes), mas tenho de rematar como posso, com o inicio de mais um dos livros nus de DM:
"Every human female has a beautiful body. The brilliant end point of millions of years of evolution loaded with amazing adjustments and subtle refinements, it is the most remarkable organism on the planet." (D. Morris 2004, in The Naked Woman: A Study of the Female Body).
MdF: afinal, remato com mais um cascanço, tem de ser. Quando DM diz "Every human female has a beautiful body", está a tentar engatar o maior número possivel de gajas (para aumentar o seu sucesso reprodutivo, aptidao inclusiva, etc.) ou ele é mesmo assim, 'tadinho, um pateta optimista? Desconhecerá ele as artroses, as varizes, a celulite, as mamas descaidas até 'a zona púdica tea-bag style, as nádegas descaidas na direccao e proximidade do calcanhar, a barba hirsuta e tantas outras coisas que podem correr menos bem na carcaça de uma mulher? Quando DM diz que a mulher é o "brilliant end point of millions of years of evolution", nao estará a ser extremamente injusto para, sei lá, a lesma, a osga, ou a minha preferida, a amiba? Nao se poderá dizer o mesmo destas gajas (percebem agora porque escolhi estes bichos? sao os primeiros que me vieram 'a cabeca do género feminino), que também sofreram anos de evolucao? Outro problema também éo DM falar em 'end point da evolucao'. Mas entao agora a evolucao tem 'end points'? Quanto muito, 'dead ends'.Read my lips, a evolucao nao tem direccionalidade, fins e isso. Ele que vá ler, sei lá, o Ernst Mayr, qualquer coisa dele, que nao é massudo (TM de slop, a.k.a. Ingénua Perversa, a.k.a. Demónio Poderoso). Estamos fartos das patranhas do design (des)inteligente. E este homem - DM - apesar de nao ser massudo, é fraudulento E isto já vai longo.
[2 anos e 3 meses, precisely]
Mainada!